sábado, 16 de agosto de 2014

SITUAÇÕES DO COTIDIANO.


O livro aponta situações de satisfações de alunos, pais e professores e aponta as diferenças de classes sociais influenciando o ensino escolar. As escolas públicas passam por estas situações, porque a classe média a alta frequenta mais as escolas particulares.
Quando fiz o ginásio presenciei e fui vitima de situações bem relativas ao livro. Tivemos uma professora de geografia que não escondia o prazer de excluir os alunos mais pobres, fazendo muitos elogios aos filhos dos mais favorecidos, tanto nas lições, quanto nas provas e trabalhos escolares.
A situação era muito difícil, pois até mesmo quando os alunos mais ricos conversavam com os mais pobres, estes não eram “punidos”, ao contrario está professora dizia:
- “Fulano, não de trela para estes meninos, pois vocês têm futuro pela frente. Também o professor de matemática se referia a um dos alunos dizendo que ele só serviria para puxar carroça.
São situações passadas que foram gravadas na memória e hoje me pego a refletir o que devemos fazer para mudar está situação.
Às vezes é difícil falar da situação de hoje, porque hoje sou mãe de aluno e não aluna, mas espero que mude este conceito porque se a classe mais favorecida tem maiores chances de ter a escola que desejam as classes menos favorecidas também podem ambicionar a ter uma escola melhor, o tipo de escola que todos merecemos independente da classe social que temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário