De acordo com a entrevista, a clientela que frequenta escola
relata que sofre com o preconceito por serem de uma comunidade portadora da
doença hanseníase, muito dessa clientela são descendente as até mesmo
portadoras da doença.
O movimento social que insere em torno da escola é o CRAS
que oferece vários cursos para a população como: oficina de artesanato,
esportes, movimentos religiosos para os jovens e os adolescentes.
A comunidade (país) participa pouco do cotidiano da escola,
somente quando é solicitada. A escola valoriza os elementos culturais da
comunidade como os torneios de jogos, gincanas dentre outros e também valoriza
e respeita suas crenças religiosas, e trabalham para que todos os alunos se
respeitem.
A escola demonstra seu caráter democrático com suas decisões
nos colegiados, construção coletiva do projeto político, pedagógico e regime
escolar juntamente com os pais, professores e alunos.
O compromisso da escola com a inclusão social engloba o
desenvolvimento cognitivo, o crescimento pessoal e acadêmico segundo o objetivo
do projeto político e pedagógico. E varias práticas são executadas como
inscrição dos alunos em Olimpíadas (Língua Portuguesa, Física, Química, OBMEP)
jogos escolares (JEMG), com acesso também aos cursos técnicos profissionalizantes
oferecidos pelo município, visita as outras instituições de ensino como
universidade das outras cidades e municípios.
Em virtude de ser a única escola que atende a comunidade os
critérios que são usados para a enturmarão dos alunos do 1º ano são a idade e
as salas heterogêneas.
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