sábado, 16 de agosto de 2014

ANÁLISE DA PESQUISA DE COMO A ESCOLA SE RELACIONA COM AS QUESTÕES INVESTIGADA.


De acordo com a entrevista, a clientela que frequenta escola relata que sofre com o preconceito por serem de uma comunidade portadora da doença hanseníase, muito dessa clientela são descendente as até mesmo portadoras da doença.
O movimento social que insere em torno da escola é o CRAS que oferece vários cursos para a população como: oficina de artesanato, esportes, movimentos religiosos para os jovens e os adolescentes.
A comunidade (país) participa pouco do cotidiano da escola, somente quando é solicitada. A escola valoriza os elementos culturais da comunidade como os torneios de jogos, gincanas dentre outros e também valoriza e respeita suas crenças religiosas, e trabalham para que todos os alunos se respeitem.
A escola demonstra seu caráter democrático com suas decisões nos colegiados, construção coletiva do projeto político, pedagógico e regime escolar juntamente com os pais, professores e alunos.
O compromisso da escola com a inclusão social engloba o desenvolvimento cognitivo, o crescimento pessoal e acadêmico segundo o objetivo do projeto político e pedagógico. E varias práticas são executadas como inscrição dos alunos em Olimpíadas (Língua Portuguesa, Física, Química, OBMEP) jogos escolares (JEMG), com acesso também aos cursos técnicos profissionalizantes oferecidos pelo município, visita as outras instituições de ensino como universidade das outras cidades e municípios.
Em virtude de ser a única escola que atende a comunidade os critérios que são usados para a enturmarão dos alunos do 1º ano são a idade e as salas heterogêneas.

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