A Rotina é considerada um instrumento de dinamização da aprendizagem, facilitador das percepções infantis sobre o tempo e o espaço escolar.A rotina significa desenvolver o trabalho diário por meio de horários, tarefas pré-estabelecidas e atividades cotidianas organizadas da melhor forma possível nas instituições de ensino. É o instrumento capaz de concretizar as intenções educativas, que se revela na forma como são organizados os espaços, o tempo, os materiais, as propostas e as intervenções do professor.
A rotina serve para por em prática as atividades planejadas, ou seja, o tempo de trabalho educativo com as crianças, além de estimular a construção das noções de tempo e de espaço pelos alunos, que na Educação Infantil devem ser desenvolvidos prioritariamente, já que eles estão no início da escolarização.
A rotina será sempre uma parte importante no plano de trabalho do professor, pois ela norteia, organiza e orienta o grupo no espaço escolar, melhora o desempenho profissional,aumenta a participação da turma nas aulas.Contudo, não deverá organizada de forma que exista um tempo pré-estabelecido para todas as atividades e esse tempo deva ser seguido rigorosamente, não levando em consideração a individualidade e as diferenças culturais, o que traria grandes prejuízos ao desenvolvimento das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário