CHARGE
A-
No caso da charge 1
verificamos que é uma medida de comprimento não convencional, porém um pouco
conflituosa por não determinar o tamanho do sapato que será usado. Notamos que
já existe uma noção de tamanho e que o resultado dependerá do tamanho de
sapatos que será utilizado para medir a base e a altura da mesa. Pode-se
conclui que não chegarão a resultados exatos irá depender qual tamanho de
sapato que utilizará. Também poderia propor outras unidades medidas não
convencionais.
CHARGE
B-
Na charge 2 podemos notar que há um estudo de volume e peso,para saber quanto cada copo tem de água deverá primeiramente medir o peso do copo vazio e depois medir o peso do corpo com a água, chegando ao resultado do volume de água em cada copo. O resultado final sempre dependerá da unidade e da ferramenta utilizadas e a intenção é fazer com que a criança chegue à conclusão de que medir é saber determinar uma unidade e saber quantas vezes ele cabe no objeto a ser mensurado.
CHARGE
C-
Na charge 3 podemos notar
que existe uma comparação de espaço, distância a percorrer e quantidade. É uma situação-problema
que estimula os alunos a pensar e propõe a realização de estimativas analisando
a situação, pondo em prática as suposições formuladas. Observa-se que os alunos
não tem resposta exata, pois dependerá do caminho que irá percorrer.
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