quarta-feira, 1 de junho de 2016

Relatório da Aula Presencial do dia 30/04/2016

Relatório da Aula Presencial sobre Planejamento Educacional do curso de Pedagogia EAD – UEMG – Polo Ubá


O planejamento sempre foi uma necessidade básica e necessária em qualquer hora de trabalho do ser humano. E dentro das unidades escolares o ato de planejar tem grande importância, pois é através dos planejamentos que o professor se organiza e ministra suas aulas diárias.
Em dia 30 de abril de 2016 na UEMG/Ubá tivemos o grande privilégio de assistirmos uma aula com a professora Gláucia Soares Barbosa que nos relatou a importância de se planejar e projetar. A professora Gláucia contou sobre um projeto que realizou quando estava em formação em Pedagogia e falou também sobre o projeto de Fernando Hernández o educador espanhol que defende a reorganização do currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas, baseia nas ideias de John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo norte-americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.
De acordo com a Professora Gláucia o projeto torna o aluno sujeito do seu próprio processo de aprendizagem, conquistando sua própria autonomia intelectual no contexto de suas relações sociocultural. Relatou também a diferencia entre Plano de ensino (bimestral ou anual), Plano de aula (diário) e Plano de projeto (todo projeto precisa estar relacionado com os conteúdos, para não perder o foco) destacando a Pedagogia do Projeto.
Enfim, posso dizer que achei muito interessante e enriquecedora a aula, pois ainda não atuo e nunca tive a oportunidade de participar de um projeto pedagógico. Pude perceber que é de extrema importância o professor fazer o seu planejamento e seu plano pois concebe ao docente uma organização e previsão dos conteúdos a serem ministrados em sala de aula. Sendo assim cabe ao professor, em conjunto com os demais profissionais da escola, adaptar o seu planejamento,para que assegure o bom desenvolvimento a que ele se propõe,que é o de guiar as práticas docentes em sala de aula.







Nenhum comentário:

Postar um comentário